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quinta-feira, 7 de setembro de 2017

PRODUZINDO CIÊNCIAS NA ESCOLA

PRODUZINDO CIÊNCIAS NA ESCOLA. SEGUNDA EDIÇÃO - ANO 2018

" Toda criança começa como um cientista nato. Nós é que tiramos isso dela. Só umas poucas passam pelo sistema com sua admiração e entusiasmos pela Ciência intactos". Carl Sagan.







Produzindo Ciências na Escola tem como principal objetivo: 

- Oportunizar que os estudantes da Educação Básica, entre em contato com o mundo da Ciência, despertando nos mesmos a curiosidade, a criatividade e a produção do conhecimento científico.

No entanto, como desenvolver a produção do conhecimento científico no contexto escolar com os estudantes?  

Onde existe a curiosidade existe a Ciência, diante desse fato, é preciso aguçar nos estudante o espírito de pesquisador. Existe Ciência diante de uma situação problema, ou algo inquietante. No entanto, produzir Ciência na escola, não significa que os alunos terão obrigação de resolver determinados problemas.
Produzir Ciência na escola, significa produzir novos conhecimentos que sucessivamente poderão ser aproveitados por outros pesquisadores. 

Mas afinal, o que é ser curioso? A animação abaixo descreve um pouco sobre a curiosidade.




Assim dizia Newton: " Se consegui enxergar mais longe é porque procurei ver acima dos ombros dos gigantes".  Outro ponto de suma importância é conceber que o conhecimento não nasce do vazio, necessitando de outros conhecimentos. O vídeo abaixo explanará como iniciou a Ciências.




Mas como desenvolver a produção do conhecimento científico nas escolas? 
1º Encontrar um tema ou uma situação problema;
2º Este problema pertence a Ciências da Natureza; Matemática; Ciências Humanas ou Linguagens. Existem problemas que a resolução exige a interdisciplinaridade.
3º Identificar se este problema está presente na escola, bairro, cidade, região, país ou mundo.
4º Ver se o problema encontrado possibilita solução ou a produção d novos conhecimentos, ou seja, alguém já escreveu sobre este problema?
5º Encontrar um orientador que acredite na sua pesquisa.
6º Vamos pesquisar.

Exemplo:

Desafio- 1: Problema - 1: Nos jogos da libertadores quando os times brasileiros jogam em países como Equador, assim, é uma constante abordar que a altitude influenciará no jogo, pois a gravidade faz com que a bola fique mais leve, desestabilizando a força dos jogadores e a direção da mesma. Existem várias saída para esse problema, uma delas é a aclimatação dos jogadores 48 horas antes. No entanto, como adaptar a bola a altitude, para que a mesma não sofra influência da gravidade? 

Antes de iniciar a pesquisa propriamente dita, é de grand importância buscar algumas informações. Por exemplo, o que seria Altitude? No que ela se diferencia da Altura? Então vamos lá, abaixo dois recursos gráficos visuais demonstram as diferenças entre Altitude e Altura.




Grosso modo, altura é o ponto onde o objeto se localiza, ou seja, a altura de um prédio está relacionada com a base até o seu topo. Por outro lado a altitude está articulada com o Nível do mar, demonstrado nas imagens acima. 

Todavia, para estudar a Altitude, é preciso ter conhecimento sobre Pressão Atmosfera e Gravidade.  Quanto maior a Altitude menor será a Pressão Atmosfera, menor Gravidade e Oxigênio. Se pretendo pesquisar sobre o chute de uma bola de futebol na Altitude, é necessário um aprofundamento sobre Pressão Atmosfera, Gravidade e Oxigênio. 

O Site: " MeioambienteculturaMix", é referência no assunto. Clic AQUI

À luz da reflexão, a Revista Galileu Galilei, também discorre sobre um assunto interessante sobre Futebol e altitude, consulte AQUI.

A priori, depois de pesquisar nos sites acima, já tenho um problema para ser resolvido, pois, os times que vivem em altitudes baixas, sofrerão a pressão desse efeito natural. Dessa forma, poderia encontrar uma maneira da bola de futebol, adequar a essa anomalia natural. Como? Esta é a questão. Por isso, a resolução deste problema exige conhecimento sobre altitude, gravidade, velocidade, massa, peso, entre outros fatores que contribuirão na pesquisa. 

O peso da bola influenciará no chute nas grandes altitudes? Como calcular o peso, massa e distância que a bola percorrerá até o gol? Mas um problema: Massa e peso são categorias iguais? A resposta está AQUI, pesquise. Afinal todo cientista é Curioso. 


Como ficará o domínio da Bola quando a partida de futebol é disputada nas altitudes? São essas curiosidades que contribuem para a produção do conhecimento e da Ciência. 




Abaixo um Modelo de Plano de Pesquisa sobre a Temática acima. Bom estudo e ótima investigação.


Produzindo Ciências Na Escola by Alberto Marques Regina Célia on Scribd




Para finalizar este primeiro desafio, que tal mais uma curiosidade?

Você sabia que as Roupas dos Astronautas são preparadas para que os mesmos possam sobreviver a altas temperaturas, gravidade zero, alta pressão, entre outras anomalias do espaço? 
Vamos pensar um pouco?


Seria possível buscar algumas informações nas Roupas dos Astronautas para resolver o problema do peso/massa da bola quando as partidas são disputadas nas Altitudes extremas?  Clic AQUI, e descubra com são fabricadas as roupas dos astronautas. 
Boa Sorte neste desafio!

Desafio- 2: Problema - 2: Durante décadas estudamos que o Homem foi até à Lua. No entanto, algumas inquietações acabam deixando dúvidas: Se realmente o Homem foi até à Lua, porque o mesmo não retornou com toda tecnologia existente hoje? No ano de 1969, quando os astronautas foram até à Lua, existia tecnologia suficiente para este feito?

Será que o Homem foi à Lua?
Antes de refletir sobre a questão acima e transformá-la em conhecimento científico é preciso analisar o contexto em que essa ação ocorreu, A Guerra Fria.  Que tal saber um pouco sobre este episódio mundial? Cheque as informações na apresentação abaixo.





Após aprofundar sobre o assunto, chegou o momento de pesquisar se o Homem foi à Lua. 

Para começo de conversa disponibilizar-se-á o vídeo: " Algo aconteceu no caminho da Lua. Um documentário que revela à farsa do Homem ir à Lua. Um material riquíssimo, porém, antes de tecer julgamentos, é de suma importância, conceber: Quem fez o documentário? Quando? Onde?



Abaixo segue a ficha para elencar as evidências se o Homem foi à Lua ou não. Lembre-se, para a produção do conhecimento, é necessário comprovação e rigor científico. Assim, na ficha abaixo o pesquisador deverá elencar como as diversas disciplinas, provarão ou não a ida do Homem à Lua. 



Ficha produção do conhimento científico de Alberto Alves Marques


Desafio- 3: Problema - 3. Considerando que o Homem foi à Lua em 1969, uma indagação: Com a tecnologia da época, como calcularam a velocidade do foguete analisando o movimento de rotação, movimento da Lua e a Translação do Planeta Terra? Em outra palavras, como acertaram o alvo em movimento levando em consideração os movimentos em sua órbita? 


Este vídeo simula o movimento de rotação do Planeta Terra:


Algumas curiosidades: Situação Problema abaixo. 

De acordo com o movimento de Rotação do Planeta Terra, o nosso planeta percorre através dessa ação 1675 Km/h, ou 465m/s. 
Distância da Lua do Planeta Terra é de 384 mil quilômetros. 
De acordo com a Missão Apolo, a distância entre a Terra e a Lua foi realizada em três dias. 


A nave Saturno 5, percorria uma velocidade de 24 mil quilômetro por hora. 

Se você tem uma ideia e pretende transformar em um Projeto de Pesquisa, acesse o LINK, e preencha o formulário. 


Inscreva AQUI a sua ideia ou Projeto: https://goo.gl/forms/MJVEy4mQhnnAF4QY2



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