TECNOLOGIA, ESCOLA E SOCIEDADE UMA UNIÃO NECESSÁRIA.
"Quando não se pode com o inimigo, se junte a ele". Esse é um dito popular proliferado para tecer considerações, a algo que está atrapalhando. Foi pensando nos recursos tecnológicos na atualidade que resolvi fazer uma analogia entre as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) e as escolas, pois em alguns momentos essa ferramenta é estereotipada como vilã. Não existe proibição sobre o uso dessa ferramenta dentro de uma Unidade Educativa, desde que a mesma seja utilizada para o desenvolvimento de Competências e Habilidades, complementando o processo de aprendizagem dos alunos, como a leitura, a produção do texto, uma pesquisa qualitativa entre tantos recursos que essa maravilha do século XXI possibilita. As tecnologias estão a um toque de mouse, porém, produzir conhecimento com elas é o grande desafio dessa geração. Sempre repito, que a sociedade contemporânea e Pós-Moderna vive com o excesso e a escassez. Em outras palavras, o excesso de informações e escassez de conhecimento. Não precisa ser especialista para perceber que muitos alunos ainda continuam escrevendo errado, e diga-se de passagem, muito errado. As tecnologias sozinhas não resolverão os problemas educacionais em nosso país, pois isso já se arrasta a décadas. Contudo, essas ferramentas digitais transformadas em didáticas e com propósitos ,poderão proporcionar uma aprendizagem qualitativa nas escolas. No entanto, tudo isso depende do Protagonismo dos alunos ( planejar, executar, refletir e refazer). As tecnologias não pode ser concebidas como substitutos dos humanos, e sim uma ampliação do conhecimento. Vamos analisar alguns aplicativos que poderão nos auxiliar nas salas de aulas. Acesse aqui: http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/03/06/aplicativos-inovam-aprendizado-incentivando-postura-ativa-e-autonomia-do-aluno-conheca-jogos-e-programas-que-podem-tornar-a-aula-mais-divertida.htm
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