História do Mundo em 2 minutos

Translate

ÁGUA SERRA NEGRA, QUALIDADE COM GARANTIA.

ÁGUA SERRA NEGRA, QUALIDADE COM GARANTIA.
ENTREGA EM DOMICÍLIO, EM POUCOS MINUTOS. APROVEITE AS PROMOÇÕES.

Seguidores

ESPAÇO PARA ANUNCIANTE

ESPAÇO PARA ANUNCIANTE
FAÇA O MARKETING DA SUA EMPRESA, AQUI.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

PROPOSTA DE AULA INTERDISCIPLINAR: FILME- SOMBRAS DE GOYA- 2º ANO DO ENSINO MÉDIO








  Dicas de documentário ou filme: http://cineaprendizagem.blogspot.com.br/2011/03/sob-o-dominio-de-napoleao.html

Proposta de aula: Plano de ação- usando os Recursos tecnológicos como mediação pedagógica nas disciplinas de História e Língua Portuguesa (literatura).

Temática: Revolução Francesa, Guerras Napoleônicas, Inquisição, Arcadismo/Neoclassicismo.

Sensibilização: Filme- Sobras de Goya. (Kit do professor enviado pela Secretaria da Educação- O cinema vai a escola).

Professores: Alberto e Regina

Disciplinas: História e Língua Portuguesa (Literatura).

Público Alvo: Alunos do 2º Ano do Ensino Médio.

Duração: 6 aulas

Justificativa

 A proposta partiu ao conceber certo desinteresse dos alunos pelos conteúdos dos Cadernos da Proposta Curricular, nas disciplinas de História e Língua Portuguesa, pois, percebe-se que a resistência está no fato das temáticas estudadas estarem distantes no tempo e espaço dos estudantes, sendo assim,  optou por utilizar os recursos tecnológicos para criar o hábito da pesquisa, leitura, escrita e o uso consciente das TIC, algo alicerçado e priorizado na Proposta Curricular.

Objetivos

- Desenvolver o hábito nos alunos nas pesquisas orientadas e monitoradas pelos professores nas temáticas de História e Literatura citadas acima;

- Construir o gosto pela historiografia, à literatura, além de utilizar as TIC no aprofundamento da historiografia sobre a Revolução Francesa, Guerras Napoleônicas, Inquisição e o contexto literário contextualizado a época dessas Revoluções;

- Buscar nos recursos tecnológicos subsídios na hipertextualidade, hipermídias, hiperlinks, entre outros, além de conceber nessas ferramentas um elemento em potencial na mediação pedagógica nas disciplinas de História e Língua Portuguesa (literatura);

- Fazer com que os alunos sob a orientação dos professores, sejam produtores do seu próprio conhecimento histórico e literário da época;

- Possibilitar a interdisciplinaridade entre as disciplina de História e Língua Portuguesa (literatura).

Estratégias

- Uso da Lousa Digital para reproduzir o filme: Sombras de Goya. (fundamentação teórica);

- Buscar informações sobre o filme, sinopse, crítica, versões, resenhas, etc; (Subsídios tecnológicos)

Sugestões de sites:

 http://www.cranik.com/critica_sombras_de_goya.html

http://filosofiaeteologia.blogspot.com.br/2009/12/resenha-do-filme-sombras-de-goya-por.html

http://www.youtube.com/watch?v=Y7e7r31u2eg

Após a reprodução do filme os alunos com a mediação dos professores foram direcionados a pesquisar e aprofundar nos assuntos como Revolução Francesa, Guerras Napoleônicas e Inquisição (antecedentes, desenvolvimento e consequências), Arcadismo ou Neoclassicismo.  

- Sugestões de sites:

 http://www.youtube.com/watch?v=t2eraE9B9to

http://www.youtube.com/watch?v=BFMngo-dtEk

http://www.youtube.com/watch?v=SAZArzPfxGU

http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Francesa

http://pt.wikipedia.org/wiki/Inquisi%C3%A7%C3%A3o

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerras_Napole%C3%B3nicas

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arcadismo

 

Produto final- Enquete.

Após a reprodução do filme, e as pesquisas orientadas pelo professor, será debatido com os alunos a temática:

- O que mais chamou lhes atenção no filme?

- Você assimilou/aprendeu alguma coisa com o filme? Qual o contexto histórico e literário?

- Podemos sistematizar o conteúdo do filme com os conteúdos do caderno dos alunos, nas disciplinas de História e Língua Portuguesa (literatura)?

- Quem produziu o filme? Onde? Quando? Em que contexto?

Finalizando:

Os alunos serão convidados para participar com suas inquietações no Blog, através de enquetes, perguntas, respostas, indagações, além, de postarem os seus trabalhos para a avaliação dos professores.

Blog para a sistematização da proposta:

http://www.albertoviajandonahistoria.blogspot.com.br/

 Referências Bibliográficas

A LITERATURA NO BRASIL. Direção Afrânio Coutinho; co-direção Eduardo de Faria Coutinho-n7. ed . e. atualizada- São Paulo: Global, 2004.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 43 ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

HERNÁNDES, Fernando. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula/ Marcos Napolitano 4. Ed., 3. Reimpressão- São Paulo: Contexto, 2010.

NEVES, Ricardo. O novo mundo digital: você já nele: oportunidades, ameaças e as mudanças que estamos vivendo. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2007.

SÃO PAULO (ESTADO) SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e Suas tecnologias. Coordenação geral: Maria Inês Fini; coordenação de área, Paulo Micele. São Paulo: SEE, 2010.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: concepção dialética – libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 2010.

 

 

 

 

 

 

 

 

  

terça-feira, 21 de agosto de 2012

REFLEXÃO: A ESCOLA E AS MULTIMÍDIAS






Analisando o texto, ou melhor, a pesquisa de Sílvio da Costa Pereira, Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental em Florianópolis, concebe-se o quão as TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) estão inseridas no contexto escolar, e mais, essa vai além da escola. Contudo, a percepção é que as escolas pesquisadas por Pereira, utilizam das TIC, tradicionais como uso dos computadores, TV, Dvds, entre, outros, usufruindo em algumas situações do uso da Internet, algo imprescindível para uma leitura de mundo, como explana Caldas (2001): “Utilizar a mídia na escola é o primeiro passo para a leitura do mundo”. Partindo desse pressuposto, a Web, possibilita aos alunos conhecerem lugares além do cotexto escolar, algo profícuo na formação integral dos estudantes, conhecer novas linguagens, costumes e dialogar com pessoas de outros espaços e até mesmo de outros tempos, na internet uma vigem ao passado é possível, basta um clic.


 

A título de ilustração, analisando a pesquisa de Pereira, podemos tecer algumas considerações sobre os recursos tecnológico inseridos nas escolas públicas atuais, ou seja, são elementos em potencial para a mediação pedagógica, entretanto, nem todas tem acesso a Internet banda larga, algo imprescindível quando almejamos navegar, por hipertextos, hipermídias, hiperlinks, blogs, entre outras mídias, conhecendo o mundo virtual fora dos muros da escola. Segundo, Santaella (2003): “A tecnologia não apenas penetra nos eventos, mas se tornou um evento que não deixa nada intocado”. Seguindo a linha de pensamento da autora, nem todos tem acesso as tecnologias, mas com certeza, ela tem acesso a todos, basta analisar que no mundo digital somos números e registros, ou seja, estamos vivendo em um ciberespaço, ciberculura e ciberarte, (Santaella, 2003). Contudo, não podemos conceber as tecnologias como solução para todos os problemas da humanidade e nem da escola, é preciso problematizá-las, tecendo um olhar crítico. No entanto, podemos afirmar com propriedade que precisamos refletir sobre a nossa prática docente.

 

Enquete:

De acordo com Castells professor de Sociologia espanhol: "Os recursos educacionais, informacionais e tecnológicos caracterizam-se por uma distribuição extremamente desigual pelo mundo". Como fazer a inclusão digital com os poucos recursos tecnológicos diponíveis nas escolas públicas brasileira?


Segundo Castells: " Embora a matrícula em escolas tenha aumentado substancialmente no mundo em desenvolvimento, a maior parte da educação se reduz à guarda de crianças, [...]". Vocês concordam com o autor em se tratando das escolas públicas brasileira? Vamos problematizar. Justifique. Um abraço.