História do Mundo em 2 minutos

Translate

ÁGUA SERRA NEGRA, QUALIDADE COM GARANTIA.

ÁGUA SERRA NEGRA, QUALIDADE COM GARANTIA.
ENTREGA EM DOMICÍLIO, EM POUCOS MINUTOS. APROVEITE AS PROMOÇÕES.

Seguidores

ESPAÇO PARA ANUNCIANTE

ESPAÇO PARA ANUNCIANTE
FAÇA O MARKETING DA SUA EMPRESA, AQUI.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

CURIOSIDADES HISTÓRICAS DO MÊS DE ABRIL.

O DIA DO ÍNDIO


No dia 19 de abril comemora-se o Dia do Índio, ou melhor, deveria comemorar, se essa data não tivesse caído no esquecimento. Grosso modo, o evento foi uma invenção do Presidente Getúlio Vargas no ano de 1940, através do decreto lei número 5.540.  Em outras palavras, a escolha do mês de abril foi devido à realização do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano que aconteceu em abril de 1940, no México. Diga-se de passagem, passados aproximadamente 71 anos esses verdadeiros donos da terra não têm muito a comemorar, visto que suas terras e direitos foram usurpados pelos homens brancos. (Alberto Alves Marques- Professor de História).

DIA 21 DE ABRIL: DIA DE TIRADENTES.


O dia 21 de abril é feriado, uma homenagem a Tiradentes, e acredito que todos sabem. Mas, poucos conhecem a verdadeira história dessa personagem, que é considerada herói por alguns e oportunista por outros, porém, no momento não cabe tais indagações e sim contar um pouco da memória desse brasileiro. Joaquim José da Silva Xavier, apelidado Tiradentes, foi um dos revolucionários que participaram da Inconfidência Mineira (1789), movimento com o propósito de separar a Colônia (Brasil) de Portugal. No entanto, o plano não deu certo, e adivinha para quem sobrou? Para o revolucionário mais pobre, Tiradentes. Para evitar que esse fosse seguido por outros revolucionários contra Portugal, o mesmo foi enforcado e esquartejado no dia 21 de abril de 1792. A bem da verdade, a sua história tem tudo a ver com os milhares de brasileiros, pois em vários momentos,  a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco, principalmente quando está em jogo a justiça neste país. (Alberto Alves Marques- Professor de História).

DIA 22 DE ABRIL: DESCOBRIMENTO OU INVASÃO?


Dia 22 de abril de 1500, os portugueses aportavam nas futuras terras que receberiam o nome de Brasil. Não obstante, até hoje esse acontecimento esconde uma complexa gama de interpretações. Descobrimento, Invasão ou Encontro? Não precisa ser especialista no assunto para apurar que a chegada dos portugueses em 1500, só foi um descobrimento para os portugueses, pois para os verdadeiros donos da terra (índios), foi uma invasão que destruiu toda a sua organização social e cultural. Considerações finais: Passaram se 511 anos, e hoje podemos afirmar com propriedade que o inimigo externo (português), não existe mais, entretanto, surgiu o inimigo interno, uma elite de fazendeiros que ainda usurpa as terras indígenas, também uma minoria de brasileiros que oprime as classes subalternas. Reflexão: A bem da verdade, não trocamos seis por meia dúzia? (Alberto Alves Marques- Professor de História).

Nenhum comentário: